Criado pela ONG Grupo Ação Solidária de Indiaporã, o “Prêmio Personalidade Solidária” tem como objetivo divulgar e apresentar a comunidade, pessoas anônimas no exercício da solidariedade.
O prêmio se resume no reconhecimento público dos serviços prestados e da entrega de um troféu como lembrança.
Surgiu em 1º de Maio de 2009, ocasião em que a ONG completava 6 anos de existência. Os vencedores do prêmio são determinados por voto popular, onde instituições (escolas, religiões, comércios, associações, entre outros) tem o direito a 5 votos secretos, onde na cédula escreve o nome de quem acha que deveria ser premiado e um motivo.
Não são aceitos como vencedores (mesmo que votados), pessoas que são apontadas por feitos provenientes ao seu cargo e/ou função, como por exemplo, políticos, que em função de seus cargos auxiliam as pessoas com ações e projetos (o que é tido como obrigação).
Em 2010 também foi realizado o “Prêmio Personalidade Solidária Póstuma”, com o intuito de homenagear personalidade que durante a vida exerceram grande auxílio no trabalho e exercício da solidariedade.
Foram assim, votados, reconhecidos e premiados, as seguintes personalidades:
» Edição de 2009: Rosely Cristina de Oliveira, Francisco Alves Pereira (Chiquinho Osório) e Joana Darc Santíquio Rodrigues;
» Edição de 2010: Maurilo Barboza Sandoval, Francisco Lopes de Farias, Adriana Maciel de Morais Humer e Antônio Gratão (Personalidade Solidária Póstuma);
» Edição de 2011: Maurilo Barboza Sandoval, Élida Regina Pereira de Souza e Helena Elisa de Jesus (Lena Boleira);
» Edição de 2012: João Roberto Carlos, Fernando César Humer e Valdomiro Lopes da Silva Junior;
» Edição de 2013: Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin;
» Edição de 2023: Fernando Antônio Paladin.